domingo, 6 de novembro de 2011

"Abordagem Cinematográfica na Arte de Ensinar"

 
É um desafio para nós educadores, que crescemos em contexto de eras diferentes de tecnologias e mídias; como a era do rádio, TV, leitura de material impresso, cinema, tecnologias e mídias, refletir sobre qual é o nosso papel na sociedade do hiperlink e hipertexto e de toda conjuntura tecnológica. Desta forma a utilização de recursos midiáticos torna-se indispensáveis para o cotidiano escolar.
 A partir do cinema, realizamos uma abordagem tendo como auxílio longas metragens.Constata-se que na Escola Estadual Professor Ilídio Alves de Carvalho, há o uso constante de vídeos, na prática pedagógica, utilizando-se do cinema, como auxílio na prática de ensino; sendo visto em várias dimensões, remetendo a diversas áreas do conhecimento, como história, língua portuguesa, sociologia, filosofia, religião, artes, geografia, na execução dos conteúdos dos programas curriculares.
Releva-se ainda as tecnologias e mídias para a produção cinematográfica atual, como a utilização de celulares, câmera digital, músicas, auxílios gráficos computacionais. Destaca-se o recurso internet para a produção de vídeos e filmes sendo possível sua divulgação através do youtube, disponível na rede mundial de computadores.
Considerando os argumentos que se precedem, foi possível a realização do Projeto: “Abordagem Cinematográfica na Arte de Ensinar”, que na fase de execução, uma de suas atividades foi o desenvolvimento de uma aula de campo, proporcionando aos alunos a exibição de filmes no Cinema na Cidade de Ipatinga-MG, graças ao projeto mantido pelo cinema “PROJETO ESCOLA” que tem a intenção de possibilitar formas dinâmicas e criativas de aprendizado foi disponibilizado pelo cinema MOVIECOM, localizado no Shopping do Vale, descontos especiais das sessões em cartaz “ O homem do Futuro”, “ Planeta dos Macacos” com programação extra para que professores e alunos tivessem a oportunidade de complementar os trabalhos iniciados em sala de aula. Uma parceria possível através de contatos realizados pelo Professor Fábio Duarte com o apoio da diretora Ana Maria Guimarães e corpo docente escolar.
Sendo considerado um momento inédito na história de trabalhos de campo; a partir da abordagem de mídias na educação; levando em consideração que mais de 90 % dos alunos nunca tiveram contato com a telona, ou seja, o cinema se fez presente na realidade dos educandos, produzindo sensações, expectativas, interatividade, descontração, multiculturalismo, interdisciplinaridade, construção de novos conhecimentos.
Partindo da realidade in loco, em suma foi possível aos alunos retratarem de formas variadas a historiografia regional, valorização de sua própria história, contextualizada em um tempo histórico, associada às tecnologias atuais disponíveis. O projeto em sua concepção considerou além do universo dos alunos, uma abordagem de abstração da realidade, a partir do momento que proporcionou aos mesmos uma viagem para conhecimento de outra realidade, sendo possível na prática comparações e contextualizações históricas, alcançando assim o seu objetivo que contou com o cinema para promover a educação.

5 comentários:

  1. Isso ai meu amigo, estou orgulhoso! Abraço
    Henrique Valois

    ResponderExcluir
  2. Isso ai meu amigo! Estou orgulhoso!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. eu achei o blog muito bom retrata a antiguidade de tempos passados e oque a gente vive hoje esse blog é muito legal é muito divertido ass;EDSON

    ResponderExcluir
  4. EU ACHEI ISTO MUITO LEGAL É DIVERTIDA ASS:EDSON

    ResponderExcluir